Gestao documental novoEstágioRádio FIBRATecnologiaIEL SABINInova Talentos 2014Curso Java

Programa de Estágio

O estágio é uma fase especial do processo de aprendizagem, pois permite que o estudante, enquanto adquire conhecimentos acadêmicos, desenvolva a prática profissional, conhecendo as oportunidades e dificuldades da sua área de atuação e, ao mesmo tempo, apresentando propostas inovadoras e se preparando para situações de adversidade. É nessa fase que o estudante-estagiário tem oportunidade de avaliar sua opção profissional em relação ao seu potencial, as suas aptidões e expectativas de vida. Além disso, é uma excelente oportunidade de orientar os passos dos novos profissionais, testando suas habilidades e vocações na prática do dia-a-dia e estimulando gradativamente a sua mentalidade empreendedora, seu comportamento ético-profissional e a formação de sua identidade cidadã.

Há trinta e cinco anos, com o objetivo de aproximar o saber do fazer, o IEL /DF atua como agente de integração, estreitando a relação entre Instituições de Ensino e Empresas, por meio da realização do Programa de Estágio Supervisionado de estudantes nas organizações interessadas. Para tanto, são efetivados convênios com as instituições de ensino e contratos com as empresas concedente. O Termo de Compromisso celebrado entre o estagiário, a empresa concedente e a instituição de ensino constitui comprovante exigível ao cumprimento da legislação específica.

Para entender o Programa de Estágio do IEL, é importante conhecer alguns conceitos básicos. Confira-os a seguir.

Estágio Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, estágio é:

  • Aprendizado, exercício, prática;
  • Situação transitória, de preparação;
  • Aprendizado que alguém faz numa organização pública ou particular;
  • Cada uma das sucessivas etapas nas quais se realiza determinado trabalho.

Em outras palavras, estágio é o período em que o estudante vivencia a realidade do ambiente de trabalho. É quando ele tem a chance de experimentar, na prática, os conhecimentos acadêmicos adquiridos em sala de aula.

A Nova Lei do Estágio define a atividade como “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido em ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”. É componente do Projeto Político Pedagógico de um curso, devendo integrar a linha de formação do aluno. Segundo a lei, “o estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”.

O estágio pode ser realizado em empresas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.
 

Tipos de Estágio

 O estágio pode ser obrigatório ou não-obrigatório, de acordo com as diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e com o projeto pedagógico do curso.

  • Obrigatório: É aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não Obrigatório: É aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.


Termos importantes de Estágio

Estagiário
É o estudante que faz estágio. Para tornar-se estagiário, o aluno deve estar matriculado e freqüentando regularmente um curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial ou dos últimos anos do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

Unidade Concedente de Estágio
É a instituição que oferece vagas para estágio que proporcionem experiências práticas na linha de formação do estudante. As unidades concedentes de estágio podem ser empresas de direito público ou privado, órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional.

Empresa
É uma instituição formada por uma ou mais pessoas que produz e/ou oferece bens e serviços, visando, em geral, à obtenção de lucros. As empresas podem ser particulares, governamentais ou de economia mista. Tornam-se unidades concedentes de estágio quando se dispõem a contratar estagiários.

Instituição de Ensino
É o estabelecimento público ou privado onde se ministra, sistematicamente, ensino coletivo. As instituições de ensino são responsáveis por supervisionar e avaliar os estágios, cuidando para que eles estejam adequados à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade de formação escolar do aluno e ao horário e calendário escolar.

Integração
É união, totalização, complementação. No contexto do estágio, é o que buscam os agentes de integração, como o IEL, ao promoverem o encontro entre instituições de ensino e empresas.

Agente de Integração
É a instituição prestadora de serviços, pública ou privada, responsável por auxiliar a relação entre o sistema de ensino e os setores de produção, serviços, comunidade e governo. O IEL é um bom exemplo disso. É papel dos agentes de integração:

  • Identificar oportunidades de estágios;
  • Ajustar as condições de realização do estágio;
  • Fazer o acompanhamento administrativo;
  • Encaminhar a negociação do Seguro Contra Acidentes Pessoais;
  • Cadastrar estudantes.

Bolsa
É a contrapartida financeira ou outra forma de contraprestação acordada entre as partes e em instrumento jurídico próprio, não caracterizando vínculo empregatício. Em outras palavras, é o pagamento recebido pelo estagiário.

Termo de Compromisso de Estágio – TCE
É um dos instrumentos jurídicos que caracteriza a relação de estágio, estabelecendo as normas cabíveis à instituição de ensino, à unidade concedente de estágio e ao estudante.

Professor Orientador
É o docente da área a ser desenvolvida no estágio, indicado pela instituição de ensino como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário.

Supervisor
É o funcionário da unidade concedente de estágio que fica responsável por orientar e supervisionar o estudante. Deve ter formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário.

Agentes/Consultores de Estágio 
É como o IEL chama os colaboradores que trabalham no Programa de Estágio. Profundos conhecedores do IEL e seus produtos, eles são treinados e possuem experiência na vendas de serviços.

Legenda

Benefícios mais ocorrentes de estágio:

AT = Auxílio Transporte

AC = Auxílio Combustível

VT= Vale transporte

AR = Auxílio Refeição

VR = Vale Refeição

RL = Refeição no Local